Quem sou eu

Belém, Pará, Brasil
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Dr. Aldebaro Cavalero de Macedo Klautau

(Conjunto Cordeiro de Farias, Alameda nº 06, S/N – Telefone: 3248.2729)

______________________________________________________


 

Escola e Comunidade, juntos para fazer cumprir a nossa MISSÃO:

“Nossa Escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade, através da educação criativa para a vida, garantindo o acesso e permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade”.

(PPP DA ESCOLA)

 

NOSSA EQUIPE

 

DIRETORA DA ESCOLA

Margareth Arruda Melo

 

VICE-DIRETORA DA ESCOLA

Suzy Allane Gomes Maia

Francisca das Chagas Tabosa da Silva

Izaura Silva

 

 

SALA DE INFORMÁTICA

(Alunos do Programa Escola de Portas Abertas)

 

SALA DE LEITURA

Ociléa Socorro Lima Nuayed

Elizete Duarte Guimarães

 

LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR

Edizan  Pereira Galvão 

 

 

Síntese Histórica da Escola

Fundada em maio de1987, através da Portaria nº 012/87 – GS, do então Secretário de Educação Ariberto Venturini e recebeu o nome de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau, pelos relevantes serviços educacionais prestados pelo ilustre educador.

Teve como primeira diretora a professora Marlene Rodrigues de Souza.

Hoje, conta com 2.000 alunos, distribuídos entre o Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e Médio.

 

Patrono da Escola

ALDEBARO CAVALEIRO DE MACEDO KLAUTAU nasceu na cidade de Belém-Pará, em 02 de maio de 1907, filho de João Batista de Oliveira Klautau e Ana Hesketh Cavaleiro de Macedo Klautau, estudou no Colégio Nossa Senhora de Nazaré, sob orientação dos irmãos Maristas e fez o Curso Superior, na Faculdade Livre de Direito do Pará. Tornou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 29 de dezembro de 1929. Casado com Judith de Oliveira Dias Klautau, teve 12 filhos e possui quarenta e três netos.

Exerceu o Magistério Particular, e em janeiro de 1929 foi nomeado Professor de álgebra e geometria da então Escola Normal do Pará, hoje Instituto de Educação do Pará – IEP. Foi constituinte Estadual de 1935 a 1947, liderando na Assembléia do Estado a minoria e, posteriormente, a maioria dos deputados.

Em 1966, o Governador Alacid da Silva Nunes conferiu-lhe a Medalha de “Bons Serviços ao Estado do Pará”.

Foi membro da Ordem de Advogados do Brasil, secção do Pará, tendo presidido o respectivo Conselho durante doze anos consecutivos, foi presidente, e reeleito diversas vezes, do Instituto dos Advogados do Pará, ocupando a cadeira de “Inglês de Souza”. Filiado à liga Católica Jesus, Maria, José, da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Religioso praticante foi expressivo líder católico no Estado. É de sua autoria o estribilho do Hino à Nossa Senhora de Nazaré.

AMAZÔNIA É BRASIL foi seu lema na campanha pela hidroelétrica da Amazônia, iniciada em 1964, caracterizada em projeto de lei, oferecido ao Congresso Nacional, slogan que continua servindo de divisa a movimentos para desenvolvimento da região.

Homem austero, honrado, exemplar pai de família, advogado, professor e político.

Foi presidente da Diretoria da Empresa Industrial Fósforo do Norte S/A ( FOSNOR), com sede em Belém, pioneira na fabricação de fósforo na Amazônia, controlada pela famosa Companhia FIAT LUX de Fósforo de Segurança.

Pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil foi eleito membro da Comissão de Justiça e Paz, no Brasil, filiada a Comissão Pontifica Justiça et Pax, com sede em Roma, criada pelo Papa Paulo VI.

São de sua autoria as prestações de numerosos importantes livros sobre a Amazônia, trabalhos doutrinários sobre direito, religião, defesa da democracia e outros assuntos.

Professor catedrático e emérito de Direito Penal da Universidade Federal do Pará, de 1953 a 1977, quando foi atingido pela compulsória.

Advogado militante por mais de 50 anos fundou em 1929 o escritório Klautau que prossegue, com elevado e responsável conceito, no Brasil e no exterior, as suas atividades agora sobre a direção de seus filhos e netos além de outros advogados e estagiários.

Orador primoroso, Conferencista de Escola, lutador intimorato pela causa de valorização econômica da região Amazônica.

 

 

Faleceu em 08 de abril de 1983, sendo sepultado na área central do cemitério de Santa Izabel, próximo a capela oficial, no bairro do Guamá- Belém- Pará. 

NINGUÉM NESTE MUNDO É MAIOR DO QUE EU

<!–[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <![endif]–><!–[if gte mso 9]> <![endif]–>

“Sinto-me grande, imensamente grande, dentro dessa beca. Ninguém, nesse mundo, maior do que eu dentro dela. Não por merecimento pessoal. Jamais por virtude própria. Vestido dessa beca, estou armado defensor da Lei. Como defensor da Lei, sou sacerdote do Direito. Como sacerdote do Direito, sou guarda da Justiça. Como guarda da Justiça, sou arauto da Verdade. Como arauto da Verdade, aproximo-me intimamente de Deus, que é a fonte única, imanente e eterna da Verdade. Por isso, dentro dessa beca, ninguém, neste mundo, maior do que eu!”

Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau

<!–[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <![endif]–><!–[if gte mso 9]> <![endif]–>

(Discurso de Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau, no Teatro da Paz, em 1952, no cinquentenário da Faculdade de Direito do Pará).

 

Respostas

  1. achei bom

  2. Acho que os cursos oferecidos pelo projeto são uma oportunidade para que os jovens de nossa comunidade tenham mais acesso ao mercado de trabalho.
    Gostei muito de poder está participando do mesmo, está sendo muito válido, pois durante a semana não tinha como participar de um curso de informática e como surgiu esta oportunidade me inscrevi e estou gostando muito.
    Os oficineiros têm muita paciência com todos nós.
    O domingo é o único dia que tenho disponível para participar deste curso.

  3. sou aluno da escola estou no terceiro ano e acho a escola boa

  4. Bom dia Governadora sou um dos alunos da Escola Aldebaro klautal, meu nome é Erick e eu gostaria muito de agradecer pela reforma da escola, pelos projetos educativos pelas, cadeiras e pelo kit escolar.
    Muito obrigado.

  5. A idéia de criar o blog da Escola foi ótima, pois agora sabemos quem foi o patrono de nossa Escola e a sua importância para nossa sociedade.

  6. Diretora Rosiana continue sempre com essa garra.

  7. Parabéns Diretora ROSIANA GARCIA

  8. Bacana esse Blog!!!!

  9. SOU UM ALUNO ADAPTADO, QUE QUER UM FUTURO MELHOR PRA MIM E PRA SOCIEDADE ONDE ME ENCONTRO, MAS PARA ISSO DEPENDO DA MINHA EDUCAÇÃO E NESSE CASO ESTOU APRENDENDO AQUI NESSA ESCOLA ALDEBARO KLAUTAU.

  10. Eu sou aluna da escola estou cursando o segundo ano. Quero ir muito mais além

  11. eu sou aluna da escola klautau estou o segundo ano do ensino médio

  12. Muito bom os ensinamentos da escola Aldebaro Klautau, a responsabiliidade é enorme em favor dos alunos que querem crescer educacionalmente. Um desses alunos sou ROSINEY ESTUMANO.

  13. Olá alunos e professores da Escola Aldebaro, gostaria de convidá-los para o concurso de blogs educativos do NTE Belém.

    Para conhecer os critérios e como participar do concurso, acesse nosso blog: http://ntebelempa.blogspot.com/

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho
    Coordenador do NTE Belém

  14. Estamos participando ?


Deixe um comentário